Conheça os estádios de futebol com as arquiteturas mais belas

Modernos e com estrutura espetacular, os estádios (arenas) de futebol são cada vez mais símbolos da arquitetura contemporânea, com projetos desenhados por arquitetos de renome mundial.

Hoje a maioria dos grandes clubes mundiais realizaram reformas nas instalações ou mesmo construíram uma nova casa para melhor acomodar jogadores, imprensa, dirigentes e claro, o principal que são os torcedores e fãs.

Este novo formato de arenas, vai além do futebol em si, os torcedores conseguem adquirir produtos de clube, frequentar restaurantes, lanchonetes até mesmo bares na própria arena.

A acessibilidade é toda planejada para que todos possam ter a oportunidade de acompanhar o time do coração, isso sem contar com ambulatório e policiamento obrigatório nas acomodações e ao redor do estádio.

Fora que a maioria dos clubes, com agendamento,  disponibiliza um tour pelo local para você possa conhecer todos os detalhes. 

Mas afinal, vale a pena?

Atualmente, os estádios de arquitetura mais conhecidos são os que projetam arenas para os times de futebol mais prestigiados e economicamente fortes, ou seja, as arenas são sinônimos de fonte de arrecadação e quanto mais atrativa e aconchegante, maior será as médias de público no local.

Listamos algumas das mais novas arenas dos clubes europeus. Aqueles que optaram por uma nova casa, mais moderna e que atrai torcedores de todos os cantos do mundo.

Allianz Arena (estádio do Bayern de Munique)

O estádio foi construído para a Copa do Mundo de 2006 e para ser a nova casa do Bayern, o maior clube alemão da atualidade. Antes, o clube da Baviera mandava seus jogos no Estádio Olímpico de Munique. A nova casa é utilizada desde 2005. Além de partidas de futebol, também é o Museu Oficial do clube. Desde então, foram dez títulos da Bundesliga e dois da Liga dos Campeões.

 

 

Allianz Stadium (estádio da Juventus)

Um estádio que mudou completamente a história do clube. Inaugurado em 2011, a casa da Juventus coincide com o momento de ascensão do time no futebol italiano. Desde a abertura da Arena, a equipe conquistou todos os campeonatos nacionais e chegou a duas finais de Liga dos Campeões. A casa da Velha Senhora tem capacidade para 41 mil pessoas e tem uma das melhores médias de público do país.

 

Wanda Metropolitano (estádio do Atlético de Madrid)

Mesmo com um estádio admirado por todos, a direção do Atlético de Madrid resolveu apostar em uma casa nova. O Vicente Calderón era bastante antigo e o clube apostou por algo mais moderno e maior. Construiu o Wanda Metropolitano, com capacidade para 68 mil pessoas e tornando um dos maiores estádios da Espanha. O clube ganha mais em arrecadação e ainda foi sede da final da Liga dos Campeões de 2019.

 

Tottenham Hotspur Stadium 

Um estádio de futebol de propriedade do Tottenham Hotspur Football Club, localizado na cidade de Londres, Inglaterra. O novo estádio foi construído ao lado do White Hart Lane, antigo estádio do clube, demolido em 2017. O novo palco de jogos tem capacidade para 62.062 espectadores e é o maior estádio particular de Londres e o segundo maior de clubes de futebol do país.

Esses só são alguns dos clubes que optaram por construir novas casas. Há casos desses no mundo todo, inclusive no futebol brasileiro. Após a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas no Rio de Janeiro em 2016, os estádios e complexos esportivos das principais capitais foram modernizados, como Maracanã e Mineirão e outros construídos.

O Palmeiras com a construção do Allianz Parque em cima do antigo Palestra Itália, e o Grêmio, que deixou de jogar no Olímpico, para atuar na Arena do clube. A Arena Neo Química, do Corinthians, que sediou a abertura do mundial de 2014.

Construa com qualidade com ACOI Construções Ltda. 

Leave Comment